sábado, 13 de novembro de 2010

O desconhecimento médico me assusta...

   Ontem passei por uma perícia e o médico perito que me atendeu ao ver meus exames e o diagnóstico de Anemia Falciforme, olhou-me de cima abaixo e exclamou espantado: __ Você tem Anemia Falciforme? Você tem ascendência negra?! ( o estigma de "doença de negros" continua...). Tive quase que dar uma aula sobre minha ascendência e explicar a ligação da Europa com o Norte da África pelo Mediterrâneo de onde provavelmente os genes SS veio parar até mim. Então ele olhou meu sobrenome e disse que deve ter vindo dos Mouros e riu, ri também e resolvi ficar calada porque senão teria que explicar a origem da família Moura que não tem nada a ver com Mouros. Por fim, perguntou se eu usava medicamentos com suplemento de Ferro (parece que ele não sabe que a AF não é uma anemia ferropriva). Mais uma vez tive que explicar que meus exames apresentam de vez em quando a ferritina elevada e não posso fazer uso de ferro, devendo até mesmo controlar minha alimentação nesse quesito.
   Ah! Se ele visse então o menino filho de chineses que tem Anemia falciforme no HEMORIO, iria achar que estava em Marte!

   Qualquer dia postarei a origem da Família Moura.

Um comentário:

  1. realmente é muito hilário.... nem a grande maioria dos médicos sabem o que é, ou mal sabem o que é AF. Ainda bem que aqui em POA, temos o HCPA e a equipe da hemato é dez!
    Bjs!

    ResponderExcluir