terça-feira, 19 de julho de 2011

Novas regras para doação de sangue.

Saiba o que diz a nova portaria com regras sobre doação de sangue


Nova portaria foi publica no 'Diário Oficial da União'
Faixa etária para doação foi ampliada; é possível doar entre 16 e 67 anos.

NOVA PORTARIA SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE

Documentos para doar

Para doar sangue, é preciso apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial, e se cadastrar no registro de hemoterapia.

Doador

A doação deve ser voluntária e o doador não pode receber remuneração ou benefício. O sigilo das informações prestadas pelo doador deve ser preservado.

Faixa etária

Antes, apenas pessoas entre 18 e 65 anos podiam doar sangue. Agora, é possível doar entre 18 e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Pessoas de 16 e 17 anos podem doar com consentimento dos responsáveis. No caso de pessoas abaixo de 16 anos e acima de 68 anos, o médico pode analisar em casos "tecnicamente justificáveis". O limite para a primeira doação é 60 anos, 11 meses e 29 dias.

Peso

O peso mínimo para doação de sangue se mantém em 50 quilos. No entanto, agora é possível que pessoas abaixo do peso doem após avaliação médica. Não pode ser aceito como doador que perdeu mais do que 10% do peso nos três meses que antecederem a doação.

Condição sexual

A portaria estabelece que a orientação sexual não pode ser usada como critério na seleção de doadores.

Frequência de doação

O homem pode doar sangue até quatro vezes por ano e a mulher até três vezes por ano, sendo que circustâncias especiais devem ser avaliadas por profissionais. O intervalo mínimo de doações é de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

Condições momentâneas

  • A menstruação não é contraindicação para a doação de sangue;
  • Quem pratica esportes ou tem ocupação que ofereça risco para si ou outros precisa interromper as atividades 12 horas antes da doação. Entre as atividades estão pilotar avião ou helicóptero e prática de paraquedismo ou mergulho;
  • Não pode doar sangue quem estiver com a temperatura corporal superior a 37ºC. O candidato com sintoma de gripe e temperatura superior a 38ºC precisa aguardar duas semanas após o desaparecimento dos sintomas;
  • Não pode doar sangue quem fez refeição gordurosa nas últimas três horas;
  • Não pode doar quem ingeriu bebida alcoolica nas últimas doze horas;
  • Quem consumiu maconha, não pode doar sangue por 12 horas.

Impedimentos temporários

  • Gestantes e mulheres até 12 semanas após o partido são impedidas de doar sangue. No caso de mãe que tenha que doar sangue para o filho recém-nascido, a doação pode ocorrer se houver consentimento médico;
  • Quem teve malária nos 12 meses antes da doação ou candidato com suspeita de malária nos últimos 30 dias;
  • Fica inapto por 12 meses à doação quem: "tenha feito sexo em troca de dinheiro ou de drogas"; tenha sido vítima de violência sexual ou seus respectivos; homens que tiveram relações sexuais com outros homens; que tenha feito tatuagem ou maquiagem definitiva;
  • Quem tiver piercing na cavidade oral ou na região genital não pode ser doador devido ao risco permanente de infecção. Poderá doar 12 meses após a retirada do piercing;
  • Quem usa crack ou cocaína por via nasal não pode doar sangue até 12 meses após o consumo;
  • Quem tomou vacina contra rubéola precisa esperar duas semanas. No caso de vacinas contra sarampo ou tuberculose, é preciso esperar um mês.
Impedimentos definitivos

  • Quem teve hepatite viral após os 11 anos de idade;
  • Quem teve doença de Chagas não pode doar sangue;
  • Quem permaneceu no Reino Unido ou na Irlanda por mais de 3 meses, de forma cumulativa, após 1980 até 31 de dezembro de 1996;
  • Quem viveu cinco anos ou mais na Europa após 1980 até os dias atuais;
  • No caso de drogras injetáveis, a presença de sinais determina a inaptidão definitiva do doador;
  • Alcoolismo crônico é motivo de inaptidão;
  • Portadores de asma brônquica grave não podem doar sangue.
Recomendações
  • Após a doação, o doador deve ingerir líquido e aguardar 15 minutos no local de doação;
  • O doador deve aguardar 60 minutos após a coleta para fumar.

Fonte: Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos (Portaria 1.353, publicada no "Diário Oficial da União" em 14/06/2011)

22 comentários:

  1. Quem tem anemia falciforme pode receber sangue ? Sangue normal, com a estrutura da hemácia normal, sem doença?

    ResponderExcluir
  2. Quem tem o traço S pode doar sangue?

    ResponderExcluir
  3. Quem tem o traço é recomendável que não doe sangue porque isso pode torná-lo anêmico temporariamente.na realidade, quando é feito o teste de sangue no dedo normalmente já impedem a doação, mas não sei se todos casos são detectados dessa forma.

    ResponderExcluir
  4. Bom, descobri através da minha segunda doação de sangue que tenho traço. Desde então, continuo doando sangue normalmente, isso já tem 5 anos.
    Obs: Eu me informei com o pessoal do Hemorio e obtive resposta positiva. Até hoje jamais passei mal, saúde 100%

    ResponderExcluir
  5. descobri que minha filha tem anemia falciforme. consequentemente tenho traço falciforme(algo que até então não sabia). então isso não quer dizer que tenho de parar de doar sangue né? por que fiquei me perguntando como que nos exames nunca tinha dado nada.

    ResponderExcluir
  6. e quem tem a doença anemia falciforme, pode dor sangue? e pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tem a doença não pode doar porque já é anêmico. As hemácias são baixas e a hemoglobina também.Ficariam mais baixas ainda se vc doasse e poderia levar à morte pois não teria o suficiente pro seu organismo.

      Excluir
    2. Quem tem a doença não pode doar porque já é anêmico. As hemácias são baixas e a hemoglobina também.Ficariam mais baixas ainda se vc doasse e poderia levar à morte pois não teria o suficiente pro seu organismo.

      Excluir
  7. Eu deacobri hj que eu tenho traço falciforme e la no Hemocentro eles falaram que eu não posso mais doar sangue..��

    ResponderExcluir
  8. Sou O- e fazia doação normalmente até que me chamaram e falaram que tenho traço falciforme e me impediram de doar.

    ResponderExcluir
  9. Sou o+ fui doar sangue, e me informaram que não podia doar pois tenho os traços. E já doei várias vezes e nunca tinha sido informada.

    ResponderExcluir
  10. Não entendi como não foi diagnosticado traço de anemia falciforme em meu marido na primeira doação em 2015,eu estava tentando engravidar desde então como eu tenho traço pensei se ele não tem tudo bem ne,mais agora na segunda doação deu traços da anemia ...achei estranho

    ResponderExcluir
  11. Estou com um quadro de 3 abortos repetitivos será pelo traço da anemia?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Fui barrado pela segunda vez no hospital das clínicas de Sp por ter o traço falciforme. Em outros locais eu doei normalmente. Se negaram de me dar um protocolo atestando não aceitar meu sangue por possuir o traço

    ResponderExcluir
  14. Meu sobrinho de 1 ano foi diagnosticado com a anemia falciforme. Sendo que meu irmão já é doador de sangue a mais de 10 anos. E só agora descobriram que ele tem a anemia e que passou pro filho,mas o que chama atenção é que a primeira filha não sofreu dos mesmo males do irmão mais novo. Como isso pode acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente o teu irmão tem o traço falciforme, assim não tem a doença. A esposa dele no caso também tem o traço, assim em cada um dos dois tem chance de passar esse gene para os filhos. Sendo a probabilidade de 25% do filho do casal desenvolver a doença.

      Excluir
    2. https://www.mdsaude.com/2008/12/anemia-falciforme-drepanoctica-e-trao.html esse site explica melhor como seria as probabilidades...

      Excluir
  15. Tenho traço de anemia falciforme e minha filha caçula herdou meu gene... Eu não sou doadora, mas gostaria de ser mas sei dos riscos que nos podemos correr.

    ResponderExcluir